Materia da revista TIME de Maio de 2025 (Tradução)
Dores do Crescimento, Ganhos Saudáveis: A Ascensão da DXN Holdings
Datuk Lim Siow Jin é um homem movido por uma crença profunda no poder da natureza. Começando com pouco mais do que suas próprias convicções, Datuk Lim iniciou pesquisando e cultivando o cogumelo Ganoderma, um remédio tradicional asiático com substanciais propriedades curativas.

Apesar dos recursos limitados e enfrentando o ceticismo de seus pares, Datuk Lim percebeu que essa sabedoria ancestral poderia ser traduzida para o bem-estar moderno. Sua dedicação inabalável e o crescente interesse em encontrar soluções para doenças crônicas e saúde mental lançaram as bases para o que se tornaria a DXN Holdings em 1993. A determinação de Datuk Lim em levar os remédios naturais ao mundo, aliada a uma compreensão astuta do mercado de bem-estar em ascensão, impulsionou esta pequena empresa malaia ao palco global.
A DXN Holdings (DXN) está agora colhendo os frutos do atual boom da indústria de bem-estar (cujo valor é estimado em quase US$ 9 trilhões até 2028) e, especialmente, do crescente interesse no Ganoderma e em outros produtos naturais, como a alga Spirulina. Graças ao sucesso de suplementos de saúde como o DXN Reishi Gano e o Ganoceulium Powder, alimentos fortificados e bebidas, e mais recentemente, cuidados pessoais, cuidados com a pele, cosméticos, produtos domésticos e sistemas de tratamento de água, a DXN se transformou em uma potência global com presença em mais de 180 países.
“A DXN começou como uma startup caseira na Malásia há pouco mais de 30 anos”, diz o recém-nomeado CEO Prajith Pavithran. “Desde então, nos tornamos um negócio verdadeiramente internacional, com filiais em 78 países e uma rede de instalações de fabricação na Índia, China, México, Dubai, Bangladesh e Nepal, bem como aqui na Malásia. Estamos no processo de estabelecer novas plantas no Peru e no Marrocos.” Em seu cargo anterior como Diretor de Marketing da DXN, Pavithran teve um papel fundamental nesse crescimento, particularmente na América Latina, que agora é o mercado de crescimento mais rápido da DXN e seu maior contribuinte de receita. A importância do continente deve crescer ainda mais depois que a DXN abriu sua primeira filial no Brasil no ano passado.
A filosofia “Um Mundo, Um Mercado” de Datuk Lim também tem sido fundamental para o sucesso da empresa. Essa filosofia está no coração do modelo de vendas diretas da DXN, que capacita empreendedores de todas as origens a participar do sucesso da DXN, criando uma rede tão diversa quanto comprometida. As realizações da DXN também desacreditam estereótipos sobre as limitações dos negócios em economias emergentes.
“Temos mais de 19 milhões de membros e mais de US$ 5,4 bilhões em vendas em todo o mundo, o que demonstra a força de nosso sistema e mostra que ele é acessível a todos, independentemente de sua origem”, diz Pavithran. O COO da DXN, Mahmood Hisham, concorda. “Nossa política de fornecer produtos de alta qualidade a preços baixos é ideal para o modelo de vendas diretas e economia gig, e nosso sistema de livre iniciativa mostra aos nossos distribuidores um caminho para a independência financeira”, diz Hisham. “Tão importante quanto, muitos dos nossos membros testificaram que o consumo dos nossos produtos contribuiu para melhorias em sua saúde.”
Essa abordagem criou uma comunidade transgeracional onde o conhecimento e os negócios são passados de geração em geração. Ao contrário das tendências passageiras de negócios, a DXN de Datuk Lim cultivou um ecossistema duradouro onde as pessoas sentem um senso de pertencimento. Para muitos, a DXN não é apenas um negócio, mas um estilo de vida que transcende ciclos econômicos e volatilidade de mercado. Seu compromisso profundo com a responsabilidade social corporativa, que pode ser visto em tudo, desde educação até saúde e ajuda a desastres, também ajudou a consolidar sua reputação como uma empresa que se importa genuinamente e demonstra a crença de que o sucesso nos negócios deve se traduzir em progresso social.
A empresa agora busca aumentar ainda mais a retenção por meio de programas de treinamento que aumentarão o engajamento e a motivação dos distribuidores. Também está em uma missão mais ampla de redefinir os limites de vendas diretas e bem-estar, continuando a inovar, explorando novas linhas de produtos e aproveitando a tecnologia para aprimorar seu modelo de distribuição. Seu compromisso com pesquisa e desenvolvimento garante que ela permanecerá na vanguarda da saúde e do bem-estar no futuro próximo.
“A concorrência neste setor é intensa, e estamos tentando mitigar isso por meio da inovação contínua de produtos e diversificação em novos segmentos como prontos para comer e prontos para beber”, diz Pavithran. Novas bebidas lançadas incluem o DXN Lingzhi Coffee 3 em 1 Lite Neo e o DXN Ginkgo.
A empresa já provou que as empresas malaias podem competir — e até superar — suas contrapartes ocidentais. Se alguma empresa puder alcançar tal sucesso no mercado global de bem-estar em crescimento, essa empresa é, sem dúvida, a DXN. Como diz orgulhosamente seu presidente Datuk Lim, o caminho da DXN para o sucesso está iluminando o caminho para que outros empreendedores malaios o sigam.
Fonte: Revista Time